Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Mudança na arbitragem do futebol brasileiro pode dar chance de título ao Inter

Na última quarta-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças na arbitragem visando um modelo de disputa mais justo para o Campeonato Brasileiro. As alterações podem dar mais chance de título ao Internacional.

Conforme comunicado do presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, quatro mudanças principais ocorreram recentemente. As alterações consistem no comunicado após a consulta ao árbitro de vídeo, maior rigor em relação a reclamação de atletas, tempo de acréscimo e linha de impedimento.

A mudança mais relevante e que chamou a atenção dos dirigentes, jogadores e torcedores foi o anuncio da decisão no VAR para todo o estádio. A partir de agora, o telão do estádio vai transmitir as imagens e a escolha será informada no som.

“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar – se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes”, divulgou Seneme.

Outra mudança relevante tem relação com as linhas de impedimento. Quando as linhas estiverem sobrepostas, ficando na cor azul, o time no ataque será beneficiado. A solicitação vem de encontro à um pedido dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro.

“Quando sobrepor uma (linha) a outra ela fica numa cor única, azul, e beneficia o ataque. Isso vem de encontro a uma solicitação dos clubes no ano passado. Aquela precisão do momento em que o jogador bate na bola para fazer o lançamento é praticamente impossível de captar”, explica Wilson.

Internacional pode ser beneficiado

As novas mudanças na arbitragem, visando melhorias no futebol brasileiro, podem ser benéficas ao Internacional. As decisões incorretas dos árbitros prejudicaram o Colorado em várias oportunidades nas últimas décadas.

Na disputa do Brasileirão de 2020, por exemplo, o Clube do Povo foi prejudicado em vários jogos, como na partida contra o Flamengo no segundo turno, em que Rodinei foi expulso injustamente. O Colorado acabou perdendo o campeonato por um ponto.