Presidente da FGF anuncia mudança para o Gauchão de 2024
Nesse sábado (8) aconteceu a Final do Campeonato Gaúcho de 2023. O torneio estadual do Rio Grande do Sul terminou com o Grêmio campeão pela 42ª vez em sua história. Antes da decisão, o presidente da Federação Gaúcha revelou novidades para 2024.
“Todo ano sempre é um ano de aprendizado, mas a final sempre é um momento tenso. A gente torce para que a arbitragem aconteça de uma maneira tranquila e a final também”, revelou Luciano Hocsman, prevendo o desastre que iria acontecer na Arena.
Por volta dos 14 minutos do segundo tempo, Luis Suárez desabou na grande área e pediu pênalti. A princípio, o árbitro Leandro Pedro Vuaden não marcou nada e mandou o jogo seguir. Porém, o VAR chamou e o juiz mudou de ideia e aplicou a penalidade para os mandantes baterem. O uruguaio chutou no canto direito do goleiro Bruno Ferreira, que acertou o canto, mas não alcançou.
Durante a partida, o jornalista Mauro Cézar Pereira resolveu se pronunciar sobre a decisão do juiz. “Vergonhoso o pênalti dado para o Grêmio. Inacreditável alguém recorrer ao vídeo e enxergar uma falta no giro normal entre atacante e defensor, ambos girando e usando os braços. Caixas prejudicado e perdendo por 1-0.”, disse o comentarista.
Após a confirmação do título do Grêmio, o programa ‘Troca de Passes’, do SporTV, debateu um pouco sobre o pênalti marcado a favor do Tricolor. “É um lance que se tem vários erros ao mesmo tempo, que acontecem simultaneamente. Antes de saber se foi pênalti ou se não foi pênalti, o VAR tem que se intrometer em um lance que o juiz está em cima? Eu acho que não. Aliás, se você acha que isso aí é pênalti claro, você tem que marcar uns 14 por jogo. Na verdade, só o Kannemann faz uns cinco desses daí.”, afirmou Sérgio Xavier Filho.
Mesmo com esse erro, o VAR deve ser usado mais vezes na próxima temporada
“Ano que vem nós vamos viabilizar a utilização do VAR em todas as partidas do campeonato. Já é uma decisão que tomamos e vamos colocar em prática”, garantiu o presidente da FGF.