Considerado um dos principais destaques do Inter nas últimas temporadas, o meio-campista Edenilson tomou a decisão de deixar o Beira-Rio no fim do ano passado. O atleta estava convivendo em um ambiente conturbado e era constantemente criticado pelos torcedores.
Com isso, Edenilson foi contratado pelo Atlético Mineiro para a temporada de 2023. Em apenas três meses pelo clube, o atleta conquistou o primeiro título pelo Galo, encerrando um jejum pessoal que perdurava desde 2013, após vencer a Recopa Sul-Americana pelo Corinthians.
No ano seguinte, o meio-campista foi negociado com a Udinese, da Itália. Ele também atuou pelo Genoa durante a passagem no futebol italiano, mas não brigou por nenhum título no período.
Em 2016, Edenilson recebeu uma proposta do Inter e decidiu retornar ao Brasil. O atleta atuou no Colorado por seis anos e meio, porém nunca conseguiu conquistar um título. Durante o período foram sete vices: Brasileirão (duas vezes), Série B, Copa do Brasil e Gauchão (três vezes).
O jejum do meio-campista só foi acabar na semana passada, ao conquistar o título do Campeonato Mineiro pelo Atlético. Edenilson surgiu como uma peça importante para o time comandado por Eduardo Coudet, com 11 partidas disputadas no estadual.
Edenilson era o culpado no Inter?
Edenilson era pontuado como um dos principais culpados pela falta de títulos do Internacional nos últimos anos. O entendimento de parte dos torcedores e da imprensa é de que o meio-campista não decidia nos momentos importantes.
Desde o período sem Edenilson, o Colorado fracassou novamente no Campeonato Gaúcho. A equipe comandada pelo técnico Mano Menezes foi eliminada pelo Caxias na semifinal. Agora, o clube mudou o foco para a disputa das competições restantes (Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão).