Revelado qual anda sendo o grande problema que o Colorado vem tendo para compor a sua defesa neste começo de temporada. Em 2022, o time gaúcho se apresentou como um dos mais seguros de todo o Campeonato Brasileiro, só cedendo mais gols do que o campeão daquela edição, o Palmeiras, mas a situação acabou mudando neste início de ano, principalmente com a falta de Gabriel.
A temporada vem tendo uma certa desconfiança da torcida em cima do sistema defensivo do Clube do Povo, mesmo que a base tenha continuado a mesma, o que gera bastante preocupação. No entanto, nos números, a diferença acaba não sendo grande. Ano passado a média era de 0,75 gols tomados por confronto e em 2023 subiu para 0,79 por parte do Colorado.
Colorado teve mudanças desde o ano passado
O que pode estar mudando, na verdade, é que as preocupações neste começo de ano passam a ser com times de menor expressão, como no Campeonato Gaúcho, onde o time gaúcho teve uma média de gols tomada maior. Atualmente, inclusive, o time não tem Gabriel como o “pitbull” na frente da área, e também mudou um pouco o esquema de jogar, o que pode ter prejudicado.
Wiliam Souza, analista da Metra, empresa especializada em análise do desempenho, avaliou o elenco para a GZH. “Ano passado, o Inter foi melhor reagindo do que propondo. No Gauchão, precisou atacar. A pressão é forte e, às vezes, o jogador sente mentalmente. É mais o ambiente do que mudanças táticas. Talvez a transição pudesse ser mais rápida “, disse.
Confira os dados do Wyscout sobre a defesa do Colorado, também divulgados pela GZH:
2022
44 jogos
33 gols sofridos
Média de 0,75 por jogo
Posse de bola: 49,4%
Média de cruzamentos permitidos por jogo: 16
Cruzamentos com finalização: 30,1%
2023
14 jogos
11 gols sofridos
Média de 0,79 por jogo
Posse de bola: 56%
Média de cruzamentos permitidos por jogo: 12,7
Cruzamentos com finalização: 31,4%