Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Conmebol bate o martelo e toma atitude envolvendo jogo do Inter na Libertadores

A Conmebol bateu o martelo e tomou uma grande atitude envolvendo um jogo do Internacional na Copa Libertadores da América. O time gaúcho entrou em campo pela competição continental na semana passada e parece que foi alvo de uma espécie de teste por parte da entidade máxima do futebol sul-americano e só agora os torcedores ficaram sabendo.

A organização que é responsável pela Libertadores e pela Copa Sul-Americana acabou promovendo um “piloto” de uma novidade na utilização da arbitragem de vídeo na última rodada da competição mais importante do continente. A ferramenta vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos e agora deu mais um passo, à ponto de ficar remota duas vezes.

Isso porque a equipe de arbitragem de vídeo no confronto entre Inter e Metropolitanos não estava no estádio Beira-Rio, mas sim na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. O VAR foi conduzido diretamente do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem (CETA), que fica no país vizinho, não tendo nenhuma equipe dentro do Gigante na vitória colorada.

Inter é “cobaia” da Conmebol

Além do jogo do Inter, outros times, inclusive brasileiros, também já contaram com o sistema de arbitragem de vídeo nesse novo sistema. Isso porque foi divulgado que o sistema ligou Luque à jogos que aconteceram nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires e La Plata. O objetivo do novo modelo é centralizar a operação do VAR na América do Sul.

Carlos Astroza, gerente técnico da Conmebol para o VAR, explicou um pouco mais da iniciativa que tomou forma na última semana. “Este ano ocorreram a nosso favor todas as condições logísticas e técnicas e, com a ajuda do departamento de Broadcast, conseguimos concretizar este sonho, a gênese pela qual o CETA foi construído”, disse o dirigente.