Formado no Internacional, o atacante Ricardo Goulart tomou a decisão de anunciar a aposentadoria aos 31 anos. Em 2023, o atleta estava defendendo as cores do Bahia, que disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
A decisão por se aposentar de forma precoce acabou gerando surpresa dos torcedores brasileiros. Em coletiva de imprensa, Ricardo Goulart explicou que pensou muito antes de tomar a decisão e que já sabe quais atitudes serão tomadas no futuro.
“Para muitos, com 31 anos ainda tem muita lenha para queimar, mas o futebol te exige ao extremo. Eu saio grato, foi uma decisão muito bem pensada, conduzi da melhor forma. Não é porque eu encerrei esse ciclo que vou parar no tempo. Vou continuar no futebol. Olhando o meu histórico eu saio feliz ainda”, disse o ex-jogador.
Goulart começou a carreira no Santo André-SP, porém foi contratado pelo Internacional e teve que retornar para as categorias de base. O atleta ficou em Porto Alegre por dois anos, mas não se destacou e foi emprestado ao Goiás para disputar a Série B.
Sucesso após passagem no Internacional
O atacante conseguiu fazer uma temporada positiva no Goiás, em 2012, sendo campeão da segunda divisão e chamando a atenção de grandes clubes brasileiros. Na temporada seguinte, foi contratado pelo Cruzeiro e integrou o melhor time do país na época.
Ricardo Goulart ainda teve passagens por clubes como Palmeiras, Santos e Bahia. A carreira de sucesso fez o atleta receber propostas da Ásia. Ele virou ídolo no Guangzhou FC, da China, onde foi multicampeão nacional e internacional.
O atacante atuou no Bahia nas duas últimas temporadas, porém não conseguiu se destacar. Ele tomou a decisão de se aposentar por conta do grande desgaste físico para manter uma carreira de alto nível.