Confira se há chances do Nacional ser excluído da Copa Libertadores da América por conta dos casos de racismo flagrados no jogo contra o Internacional? Os dois times fizeram um duelo bastante disputado na noite da última quarta-feira (3), onde o empate, regado a muita rivalidade, também ficou marcado por alguns atos de violência inaceitáveis.
Antes mesmo do apito inicial, já começaram as cenas lamentáveis, seja com violência física ou com casos de racismo. De dentro do ônibus escoltado, torcedores do Nacional foram responsáveis por mostrar bananas para os colorados. A situação, infelizmente, não foi a primeira vista na competição continental ou no Rio Grande do Sul, mas gerou repercussão, até mesmo irônica, nas redes sociais.
Racismo? Não. Torcida do Nacional preocupada em não ter câimbra. pic.twitter.com/WKNlxmd9we
— Max Peixoto 📸🇦🇹 (@MaxPeixoto91) May 3, 2023
Além disso, as arquibancadas do Beira-Rio também acabaram sendo palco para mais confusões criadas pela torcida dos visitantes, que lá do alto começou a arremessar objetos e até mesmo cadeiras durante o confronto. Além disso, um dos tricolores ainda foi flagrado imitando um macaco no estádio, com mais um caso de racismo marcando o confronto.
Negócio virou chuva de cadeira pic.twitter.com/VsG7nzsEXX
— Carolzita (@itsmecarolzita) May 4, 2023
Nacional pode sofrer sérias punições?
Com os atos, os torcedores colorados já começaram a pedir ações pesadas da Conmebol em cima do Nacional para que o episódio pare de ser tão corriqueiro assim na disputa da Copa Libertadores da América. No entanto, segundo os casos recentes, é possível que não haja nenhuma punição esportiva em cima do time uruguaio nesta edição.
Um exemplo disso aconteceu na edição passada, quando torcedores do Boca Juniors foram flagrados em atos racistas e até mesmo nazistas durante as partidas contra o Corinthians, mas as punições acabaram ficando somente para os autores. Com isso, a chance de alguma punição recair em cima do Nacional é bem pequena no momento.