O duelo entre Internacional e Nacional, disputado no dia 3 de maio, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, teve consequências fora do campo. Isso porque os uruguaios foram multados pela Conmebol – por gestos racistas e por arremessar cadeiras no Beira-Rio.
A entidade máxima do futebol sul-americano publicou um comunicado oficial para falar sobre o tema. A comissão Disciplinar informou que puniu o Nacional em 100 mil dólares pelos atos racistas. O clube ainda foi alertado que em casos de reincidência a punição será de 400 mil dólares, conforme previsto no artigo 15.2 do Código Disciplinar da Conmebol.
A segunda multa para a equipe uruguaia foi um pouco mais leve: 10 mil dólares pelo arremesso de cadeiras. O incidente aconteceu durante o jogo contra o Internacional, quando cinco colorados acabaram sendo atingidos. Mesmo sem nenhuma gravidade, o relatório disciplinar relatou os acontecimentos.
O Nacional foi derrotado pelo Independiente Medellin na última terça-feira (23). As duas equipes empataram em pontos e dividem a liderança do Grupo B da Libertadores, com sete pontos. O Internacional precisa vencer a próxima partida para virar o primeiro colocado.
O Colorado encara o Metropolitanos, na Venezuela, nesta quinta-feira (25), às 21h, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O confronto pode marcar a quebra da sequência de cinco derrotas da equipe comandada pelo técnico Mano Menezes.
Internacional em busca da vitória na Venezuela
O Internacional jogará com força máxima contra os venezuelanos para encaminhar a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O treinador ainda não definiu a escalação, porém terá que lidar com as ausências dos lesionados Maurício e Vitão.
O Colorado ainda vai faturar 300 mil dólares (R$ 1,5 milhão) caso conquiste os três pontos. A premiação é prevista pela Conmebol para que os clubes não disputem as rodadas finais da competição com os reservas.