Com passagem por Internacional e Grêmio, o ex-goleiro Dida marcou história no futebol e é lembrado como um dos melhores jogadores de sua posição. Aposentado dos gramados desde 2015, o profissional continua trabalhando no meio futebolístico.
Dida assumiu cargo como preparador de goleiros do Milan, da Itália, clube onde virou lenda ao conquistar sete títulos – entre eles, duas Champions League e um Mundial de Clubes. No total, disputou 302 partidas pela equipe italiana.
Dida foi contratado inicialmente para ser o treinador de goleiros da equipe sub-17, em 2019, porém foi promovido ao time principal depois de realizar bom trabalho. O profissional virou um preparador de referência no futebol italiano, sendo pontuado como responsável direto pela evolução de Gianluigi Donnarumma e Mike Maignan.
“O Dida foi um goleiro excepcional, ainda não o conheço como treinador, mas a minha filosofia é melhorar sempre. Chego em campo com a consciência de que todos os dias coloco um tijolo na minha experiência e qualidade e o Dida pode me dar muita”, disse o goleiro reserva do Milan, Antonio Mirante, no ano de 2021.
Em alta no Milan, Dida também foi um dos grandes goleiros da Seleção Brasileira. Ele esteve presente no elenco campeão da Copa do Mundo em 2002, além de ter sido titular em 2006. No total, possui 92 convocações para a Amarelinha.
Dida marcou história no Rio Grande do Sul
Nos últimos anos de carreira, Dida teve passagem pelos dois grandes do Rio Grande do Sul. Depois de boa passagem pela Portuguesa, na disputa da Série A em 2012, o arqueiro defendeu o Grêmio por duas temporadas, totalizando 92 partidas.
Logo depois, esteve no Internacional por duas temporadas, sendo titular absoluto em 2014. No ano seguinte, perdeu a vaga para Alisson Becker, que surgia como a principal promessa das categorias de base.