Conforme matéria da GaúchaZH, o Internacional apresenta uma pontuação de Pontos Esperados bem diferente em relação ao desempenho real no Campeonato Brasileiro. O jornal se baseou nos dados da tabela da Footure Pro, que presta serviços de consultoria para diversos clubes.
Na tabela da plataforma, o Colorado fez quatro pontos a mais do que o esperado. Resumindo: o Clube do Povo criou e concedeu chances suficientes para somar 10,5 pontos, mas a tabela real aponta 14. Desta forma, a atual posição do Inter na tabela (10º), deveria ser ainda mais baixa, conforme os dados da Footure Pro.
O conceito de Pontos Esperados funciona de um jeito simples. Ele subtrai o número de gols esperados criados pelos sofridos. O algoritmo simula os resultados e revela quantos pontos o time teria feito se as partidas fossem disputadas milhares de vezes.
Por exemplo: a vitória do Flamengo por 3 a 0 contra o Grêmio teve 1,92 Gols Esperados para o Rubro-negro e 2,05 para o Tricolor. Desta forma, o cenário teria dado vitória para os gaúchos.
O conceito de Gols Esperados (em inglês, Expected Goals = xG) é um pouco mais complexo. Ele leva em conta o momento da partida, equilíbrio do jogador, posição da bola, facilidade da conclusão, distância para os oponentes e para a trave, entre outros. O índice varia de 0 a 1. Quanto maior o número, mais clara foi a chance.
Os índices são bastante valorizados pelos clubes, já que ajudam a fugir da análise rasa sobre o resultado. As situações de jogo, muitas vezes, não indicam a realidade do confronto.
Como está o Inter na tabela de Pontos Esperados?
Confira a tabela de Pontos Esperados do Campeonato Brasileiro:
- Botafogo — 19,1
- Atlético-MG — 17,6
- Palmeiras — 17,4
- Cruzeiro — 16,8
- Fortaleza — 16,7
- São Paulo — 15,1
- Flamengo — 15,1
- Fluminense — 14,1
- América-MG — 14,1
- Bahia — 13,7
- Vasco — 13,5
- Santos — 13,4
- Athletico-PR — 12,9
- Bragantino — 12,8
- Grêmio — 12,8
- Corinthians — 12,8
- Inter — 10,5
- Cuiabá — 10,3
- Goiás — 10,1
- Coritiba — 8