O Grêmio foi derrotado pelo América-MG no fim de semana e as chances de rebaixamento aumentaram ainda mais. O Tricolor está a 4 pontos de distância do Bahia, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, e tem mais seis rodadas para alcança-los.
A Chapecoense já está matematicamente rebaixada para a Série B e o Sport (32 pontos) está muito próximo de garantir a vaga. Com isso, apenas duas posições restaram e todos os times até o 11° colocado tem chances consideráveis de cair.
Apesar disso, a briga deve mesmo ficar entre Grêmio, Juventude, Bahia, São Paulo e Atlético-GO, já que essas foram as equipes que mostraram mais dificuldades nas últimas rodadas e tem as piores pontuações entre os times que tem mais de 1% de chance de rebaixamento, conforme as estatísticas da UFMG e INFOBOLA.
O jogo que vai marcar a briga contra o rebaixamento durante a rodada é o confronto entre Bahia e Sport, já que uma derrota Rubro-negra pode sacramentar a ida para a Série B, enquanto uma derrota do Esquadrão de Aço pode colocar o time no Z4.
Qual é a chance de rebaixamento do Grêmio?
UFMG:
- Chapecoense – 100%
- Sport – 98,6%
- Grêmio – 88,9%
- Juventude – 38,2%
- Bahia – 18,1%
- São Paulo – 16,6%
- Santos – 11,2%
- Atlético-GO – 11,2%
- Cuiabá – 9,6%
- Athletico-PR – 6,7%
INFOBOLA:
- Chapecoense – 100%
- Sport – 98%
- Grêmio – 86%
- Juventude – 33%
- São Paulo – 20%
- Bahia – 19%
- Cuiabá – 13%
- Santos – 12%
- Atlético-GO – 10%
- Athletico-PR – 7%
- Ceará – 2%
Todos os outros times tem uma chance de cair inferior à 1%, então dificilmente vão ser rebaixados para a Segunda Divisão.
O Internacional ainda vai ter interferência direta na briga contra o rebaixamento, já que enfrenta Cuiabá, Santos e Atlético-GO nas próximas semanas. O próximo adversário é o time mato-grossense, nesta quarta-feira (17), às 19h, na Arena Pantanal, em partida válida pela 33° rodada do Campeonato Brasileiro.