Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Fifa não titubeia e confirma se o Grêmio tem Mundial

Em meio as polêmicas dos últimos anos, a Fifa voltou a falar sobre os times que são considerados campeões mundiais. O tema voltou a entrar em pauta depois de o Botafogo ter pedido para pleitear a chancela sobre a conquista da Pequena Taça do Mundo em 1967, 1968 e 1970.

Contudo, segundo a entidade máxima do futebol, só podem ser considerados campeões mundiais reconhecidos pela Fifa aqueles que venceram o torneio a partir de 2005. O ano marca o início da participação de representantes de todos os continentes. O Internacional conquistou a competição em 2006, então é um dos poucos clubes brasileiros reconhecidos.

Desta forma, seguindo o pronunciamento da Fifa, os únicos brasileiros que ganharam o Mundial de Clubes foram o São Paulo, em 2005, o Inter, em 2006, e o Corinthians, em 2012. Outros times do país tentaram conquistar o título durante o período, porém fracassaram (Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Flamengo e Palmeiras).

Com isso, por conta da decisão da Fifa, o Grêmio não é considerado campeão mundial. O Tricolor Gaúcho conquistou o Mundial Interclubes em 1983, porém o torneio não é reconhecido. Desta forma, o Internacional é o único campeão do mundo no Rio Grande do Sul.

Grêmio sem Mundial? Fifa voltou a se manifestar

Ao falar sobre o tema mais uma vez, a entidade máxima do futebol ainda fez um comunicado em menção à vitória do Corinthians em 2000. O torneio contou com a participação de times dos seis continentes, porém não foi realizado a partir do ano em que o modelo sofreu a mudança oficial.

“Decisão tomada pelo Conselho da Fifa em outubro de 2017 reconheceu todas as equipes europeias e Sul-Americanas que venceram a Copa Intercontinental (apenas) – disputada entre 1960 e 2004 – como campeões mundiais de clubes. No entanto, somente em 2000 a entidade organizou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que passou a ser realizada anualmente desde 2005, são os oficialmente considerados pela Fifa como campeões mundiais de clubes da Fifa”, diz o comunicado.