O Internacional viveu um dos melhores momentos de sua história na década de 70. Durante o período, o Colorado dominou o futebol brasileiro e chamava a atenção pela qualidade técnica apresentada dentro de campo. Em 1976, inclusive, o clube conquistou a maior goleada da história do Campeonato Gaúcho e do Estádio Beira-Rio, por 14 a 0, sobre os uruguaianenses do Ferro Carril.
Na ocasião, o Clube do Povo entrou em campo com Manga; Cláudio Duarte, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Carpegiani e Escurinho; Valdomiro, Flávio e Genau. A equipe pensava apenas na vitória contra os uruguaianenses, já que estava vindo de uma sequência com nove vitórias e um empate no Gauchão. Desta forma, uma goleada já era aguardada nos bastidores.
Em busca de mais uma vitória na competição, o técnico da equipe alvirrubra, Rubens Minelli, viu o Colorado abrir o placar logo aos 35 segundos da partida. Com sobra levantada na área, o atacante Caçapava inaugurou o marcador. Em seguida, ainda na etapa inicial, o Inter marcou outros três gols, com Caçapava, mais uma vez, Carpegiani e Flávio.
O Clube do Povo estava imparável na época e queria conquistar a sequência de oito títulos consecutivos no campeonato estadual. A equipe estava próxima de atingir o feito inédito e havia uma certa comoção dos dirigentes. Também por isso, o vice-presidente de futebol do clube, Fernando Arnaldo Ballvê, estipulou uma gratificação por gol marcado a cada atleta.
Por conta disso, o Internacional nem cogitou a possibilidade de tirar o pé no segundo tempo. A equipe continuou avassaladora e aumentou ainda mais o placar. Valdomiro, três vezes, Ramón, também por três vezes, Hermínio, Cláudio Duarte, Figueiroa, Escurinho, marcaram os gols restantes para fechar a goleada histórica do Colorado.
“Realmente, a equipe esteve numa tarde muito feliz. Aproveitou demais as oportunidades que o adversário permitiu e transformou a superioridade em gols. Eu acho que uma maneira de respeitar o adversário é exatamente jogando um futebol sério. Nunca nos preocupamos em menosprezar o adversário”, disse o técnico Rubens Minelli após a goleada do Clube do Povo.
Inter fez história no Campeonato Gaúcho
Na sequência do torneio, o Inter acumulou mais 14 vitórias, três empates e um único revés. O Colorado conquistou o octa e o feito é até hoje a maior sequência de conquistas de um clube no Campeonato Gaúcho. Além disso, a goleada por 14 a 0 também surge como a maior goleada da história da competição.