Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Suárez vai à falência e chega a marca assustadora

O atacante Luis Suárez está enfrentando uma das piores secas de gol desde o início de sua carreira. Artilheiro do Grêmio na temporada, com 16 gols, e maior assistente, com 10 passes, o uruguaio não está conseguindo desempenhar no atual momento. Inclusive, o atleta de 35 anos voltou a passar em branco na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil.

O centroavante não marca há oito partidas e se aproximou de igualar um de seus maiores jejuns por clube na carreira. Conforme levantamento realizado pelo Globo Esporte, em toda a carreira de Suárez, o maior número de jogos consecutivos sem balançar as redes foi nove (considerando sempre a sequência em uma mesma temporada).

O fato aconteceu em duas oportunidades na carreira do centroavante: no início da carreira, em 2006, pelo Groningen, da Holanda, e outra mais recentemente, durante sua última temporada no futebol europeu, pelo Atlético de Madrid, da Espanha, entre o fim de 2021 e início de 2022. Caso não marque na próxima partida, Suárez igualará os números com a camisa do Grêmio.

Os maiores jejuns de Luis Suárez na carreira por clubes:

  • Grêmio (2023) – 8 jogos (8 como titular) – 706 minutos
  • Atlético de Madrid (2021 e 2022) – 9 jogos (6 como titular) – 434 minutos
  • Barcelona (2018) – 6 jogos (5 como titular) – 479 minutos
  • Liverpool (2012) – 6 jogos (5 como titular) – 479 minutos
  • Ajax (2007) – 7 jogos (6 como titular) – 585 minutos
  • Groningen (2006) – 9 jogos (8 como titular) – 728 minutos
  • Nacional (2005) – 8 jogos (5 como titular) – 441 minutos

Suárez próximo de superar o recorde de minutagem

A primeira seca, na Holanda, pode ser considerada o maior jejum da carreira de Luis Suárez por conta da minutagem. Em sua primeira temporada no futebol europeu, o atacante, na época aos 19 anos, somou oito partidas atuando como titular, além dos minutos finais em outra. Desta forma, ele totalizou 728 minutos sem balançar as redes.

Os números de minutagem atual pelo Grêmio, justamente, só não são maiores do que os atingidos pelo Groningen. Atualmente, Suárez soma 706 minutos em oito partidas como titular. Caso entre em campo como titular em mais uma partida e não marque nenhum gol, o atacante certamente vai superar as estatísticas negativas da Holanda.