A Conmebol e a Concacaf estão trabalhando em conjunto para realizar um novo torneio intercontinental a partir de janeiro de 2024. Em um dos modelos, o campeão da Leagues Cup de 2023, que foi o Inter Miami de Lionel Messi, poderia enfrentar uma equipe sul-americana. No entanto, a situação ainda está sendo debatida nos bastidores.
Por enquanto, os brasileiros que podem sonhar com a possibilidade de encarar o time de Lionel Messi são os que estão vivos nas competições continentais. Internacional, Palmeiras e Fluminense, por disputarem o mata-mata da Libertadores, e Botafogo, Corinthians, São Paulo, América Mineiro e Fortaleza, por estarem na Sul-Americana.
As duas federações mantém conversas frequentes, porém ainda não encontraram o modelo ideal para a competição em disputa. Inicialmente, conforme informação apurada pelo Uol Esporte, a ideia era que o torneio fosse disputado por quatro representantes da América do Sul (Conmebol) e outros quatro da América do Norte e Central (Concacaf).
O maior obstáculo para a realização da competição seria o espaço necessário no calendário. Com a presença de oito times, a janela em janeiro precisaria ser maior. O problema fica mais agravado ao lembrar que é ano de Copa América e Olimpíadas. Além disso, os estaduais começam normalmente em janeiro. Desta forma, o tempo é curto para a disputa de mais um torneio.
Outros modelos são estudados, como a possibilidade de um torneio reduzido com apenas dois representantes de cada confederação. O campeão da Libertadores enfrentaria o campeão da Leagues Cup, enquanto o campeão da Sul-Americana jogaria contra o vencedor da Champions Cup.
Internacional pretende disputar a competição
A ideia é de que o torneio seja atraente financeiramente para os clubes participantes, especialmente por ser disputado nos Estados Unidos – país que vai sediar a Copa América em 2024, o novo Mundial de Clubes em 2025 e a Copa do Mundo em 2026. Desta forma, o Internacional vê a possibilidade de fazer parte da competição com bons olhos.