O presidente da Fifa, Gianni Infantino, respondeu sobre o suposto Mundial de Clubes conquistado pelo Palmeiras em 1951. No entanto, apesar de os torcedores da equipe paulista afirmarem que constam com o título da competição intercontinental, o mandatário da entidade máxima do futebol destacou que não considera a competição.
“Vamos conversar de futebol, é o mais importante. O título Mundial do Palmeiras tem que perguntar para outro, não para mim. Mas eu não considero, não”, enfatizou o presidente da Fifa, aos risos, depois de ser questionado por um jornalista da imprensa brasileira.
Conforme informação da entidade máxima do futebol, só podem ser considerados campeões mundiais aqueles que venceram o torneio a partir de 2005. O ano marca o início da participação de representantes dos seis continentes. O Internacional foi um dos brasileiros que conseguiu o título, já que venceu o torneio em 2006 ao superar o Barcelona.
Rival do Inter, o Grêmio é campeão do Mundial?
A Fifa ainda fez um comunicado oficial para falar sobre o tema em torno do Mundial de Clubes. A vitória do Corinthians na edição de 2000, realizada no Brasil também foi mencionada. Além disso, é importante ressaltar que o Grêmio não consta com o título da competição intercontinental, já que a conquista de 1983 não entra nos padrões da entidade.
“Decisão tomada pelo Conselho da Fifa em outubro de 2017 reconheceu todas as equipes europeias e Sul-Americanas que venceram a Copa Intercontinental (apenas) – disputada entre 1960 e 2004 – como campeões mundiais de clubes. No entanto, somente em 2000 a entidade organizou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que passou a ser realizada anualmente desde 2005, são os oficialmente considerados pela Fifa como campeões mundiais de clubes da Fifa”, diz o comunicado.