A final da Libertadores 2023 está marcada para o dia 4 de novembro, no Maracanã. Entretanto, as condições do gramado do estádio mais famoso do Brasil geram preocupações. Aliás, o palco não receberá jogos pelo menos até o dia 17 de setembro e passa por um acompanhamento especial da Conmebol, que será até a data da final.
Além disso, existe a previsão de que o campo fique 20 dias sem receber jogos antes da decisão continental. Após o feriado de 7 de setembro, uma visita deverá ser feita pela Conmebol, para avalair as melhorias que já aconteceram. O estádio receberá ainda Flamengo x São Paulo pela final da Copa do Brasil, no dia 17 deste mês.
Surgiram alguns boatos na internet de que a Conmebol estaria pensando em mudar o palco de decisão da Libertadores. Em 2019, a final estava agendada para Santiago e aconteceu em Lima, devido a caos social e político no Chile. Já em 2022, Guayaquil quase perdeu o evento, por atrasos no cumprimento das exigências.
Se na próxima vistoria o Maracanã não apresentar melhores condições, a Conmebol poderá buscar outra opção. O estádio recebe mais de 50 jogos por ano. Vale lembrar que o Beira-Rio era um dos candidatos a sediar a decisão de 2023, assim como o Morumbi. Em caso de mudança, os dois locais são fortes candidatos a receber o evento.