Ex-técnico do Internacional, Mano Menezes fez uma denúncia grave em participação no programa Domingo com Benja, da CNN Esportes. O comandante criticou o modelo da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil, principalmente em relação à administração de Ronaldo no Cruzeiro, e destacou que tem uma dívida pendente com o clube.
“No Brasil demora um pouquinho para pagar o contrato, a rescisão e, às vezes, até alguns acordos. Então tem um [clube] aí que estou para receber um real faz tempo, que é o Cruzeiro. A gente fez um acordo e eles nunca cumpriram, está na Justiça. Não sou só eu, tem 60, 70 pessoas na mesma situação. O Fábio tem uma situação semelhante, com um valor muito alto”, afirmou o treinador.
O técnico Mano Menezes acredita que o modelo de clube-empresa não é positivo para o futebol brasileiro. Ele ressaltou que as dívidas do passado não são assumidas pelas novas gestões, então a SAF acaba gerando um ciclo interminável. Desta forma, o treinador pontuou que a situação do Cruzeiro, por exemplo, funciona como uma “vigarice”.
“A SAF no Brasil é uma vigarice, assume o ativo, mas não assume o passivo. Esse é o melhor negócio do mundo. Você só assume o futuro, mas o passado não. Tem mais um agravante: esse clube [Cruzeiro] entrou com pedido de recuperação judicial, e foi concedida. Então, os credores vão ficar esperando a banda passar por 15 anos, 20 anos, 30 anos para receber, eu acho isso a oficialização do calote”, disparou o comandante.
Mano Menezes comandou o Internacional
O técnico Mano Menezes teve uma passagem de cerca de um ano pelo Internacional. Apesar de ter feito uma boa temporada em 2022, o comandante acabou sendo demitido depois de promover um primeiro semestre ruim em 2023. Desta forma, o argentino Eduardo Coudet assumiu o cargo.