Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do ano passado, fez uma comparação do período das eleições com um jogo entre Internacional e Corinthians em 1976. A declaração polêmica, proferida em entrevista coletiva em seu local de votação, gerou discussão entre os torcedores de ambas as equipes.
Corintiano declarado, Alexandre de Moraes usou o confronto para falar como iria agir caso houvesse contestação de algum candidato nos resultados das eleições de 2022. O integrante do TSE afirmou que ainda contesta a vitória do Inter contra o Corinthians em 1976, já que uma bola que bateu na trave e foi pra fora foi considerada como gol pelo árbitro.
“Eu sou corintiano. Até hoje eu contesto a vitória do Internacional contra o Corinthians em 1976. Aquela bola que bateu na trave e bateu fora e foi dado gol. Eu contesto até hoje, só que eu fico com a contestação para mim mesmo. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral vai tratar quem contesta as eleições”, disse o ministro do Tribunal Superior Eleitoral em 2022.
O gol citado por Alexandre de Moraes foi marcado por Valdomiro. A polêmica aconteceu na vitória do Inter por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Beira-Rio, em 12 de dezembro de 1976. O argumento dos corintianos é de que a bola não teria entrado. No entanto, algumas pessoas também apontam que houve um gol mal anulado dos paulistas no confronto.
Internacional foi campeão em cima do Corinthians
De qualquer forma, o Colorado venceu a partida por dois gols de diferença e se sagrou o campeão do Campeonato Brasileiro. Cerca de 84 mil torcedores marcaram presença no estádio. O ano de 1976, inclusive, marcou um dos períodos mais vitoriosos da história do Internacional. A equipe que conquistou o título nacional é lembrada até hoje pelos colorados.