Na noite desta segunda-feira (27), aconteceu o evento da Conmebol que define os confrontos da Fase de Grupos da Copa Libertadores da América. O Internacional terminou em segundo lugar na última edição do Campeonato Brasileiro e por isso já está diretamente classificado nas chaves.
O ex-goleiro Ricardo Tavarelli, que teve passagem pelo Grêmio na queda para a segunda divisão nacional em 2004, foi o responsável por colocar um time desconhecido no grupo do Internacional. O paraguaio sorteou o Metropolitanos, da Venezuela, na chave do Colorado.
Além da modesta equipe venezuelana, o Inter caiu no grupo do ex-time de Luisito Suárez, o grande Nacional, do Uruguai. O Rey de Copas entrou como cabeça de chave por ter vencido o Campeonato Uruguaio em 2022.
O último integrante do Grupo B, que é a chave do Clube do Povo, é o Deportivo Independiente Medellín, da Colômbia. Esta equipe enfrentou o Colorado em 2022 na Fase de Grupos da Copa Sul-Americana. Naquela ocasião, o Inter não deu mole e venceu o confronto de ida e de volta, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente.
Sendo assim, a chave B ficou com Nacional-URU, Internacional, Metropolitanos-VEN e Deportivo Independiente Medellín-COL. Vale lembrar que o Grêmio não ficou em nenhum grupo, já que estava na Série B em 2022 e não se classificou para a Libertadores.
Confira todas as chaves da Libertadores
Grupo A
Flamengo
Racing (ARG)
Aucas (EQU)
Ñublense (CHI)
Grupo B
Nacional (URU)
Internacional
Metropolitanos (VEN)
Independiente Medellín (COL)
Grupo C
Palmeiras
Barcelona (EQU)
Bolívar (BOL)
Cerro Porteño (PAR)
Grupo D
River Plate (ARG)
Fluminense
The Strongest (BOL)
Sporting Cristal (PER)
Grupo E
Independiente del Valle (EQU)
Corinthians
Argentinos Jrs (ARG)
Liverpool (URU)
Grupo F
Boca Juniors (ARG)
Colo-Colo (CHI)
Monagas (VEN)
Deportivo Pereira (COL)
Grupo G
Athletico-PR
Libertad (PAR)
Alianza Lima (PER)
Atlético-MG
Grupo H
Olimpia (PAR)
Atletico Nacional (COL)
Melgar (PER)
Patronato (ARG)