Alan Patrick pega geral de surpresa e vai parar no mesmo lugar de Messi
Grande referência técnica do Internacional, Alan Patrick está na mesma mesa conversando com ninguém mais, ninguém menos do que Lionel Andrés Messi. Pelo menos é isso o que diz o mais recente relatório do CIES, centro de pesquisa dedicado a estatísticas relacionadas ao futebol.
Segundo dados do instituto, o camisa 10 colorado está incluído no ranking de jogadores mais criativos do futebol mundial – foram analisados 60 campeonatos de todo o planeta. Numa escala de 100, o capitão alcançou o índice de 82,4. Esse desempenho lhe rendeu a 27ª colocação geral.
Considerando apenas os atletas brasileiros, Alan ficou com a terceira posição. Matheus Savio, ex-Flamengo e atualmente do Kashiwa Reysol, do Japão, ficou em sétimo no geral, o melhor ‘brazuca’ classificado. Já Matheus Pereira, grande destaque do Cruzeiro na temporada de 2024, ficou com o 17º lugar.
Só para variar, quem faturou a primeira posição do ranking foi o craque argentino. Leo bateu simplesmente 98,2 de índice, ficando muito próximo da nota máxima. A avaliação, vale lembrar, teve como base estatísticas de assistências, passes para chances claras de gol, passes que quebram linhas e quesitos similares.
“Parça” de Alan Patrick também aparece no ranking
O camisa 10 colorado não é o único representante do Clube do Povo na lista dos mais criativos da bola. Bruno Tabata, que chegou ao Beira-Rio na última janela de transferências, também conseguiu um lugar no grupo seleto.
Tabata ficou com a 36ª posição, um pouco atrás do companheiro. Os dois, junto com Matheus Pereira e Biel, do Bahia, são os únicos nomes em atividade no Brasil presentes na lista do CIES.