No começo do mês de janeiro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, durante uma entrevista coletiva em seu local de votação, deu uma declaração que gerou polêmica. Isso porque ele fez uma comparação do momento eleitoral com um jogo entre Internacional e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro em 1976.
Torcedor do Corinthians declarado, Alexandre de Moraes usou o jogo para falar como agirá caso haja contestação de algum candidato diante dos resultados das eleições. O presidente afirmou que também tem uma contestação sobre o jogo em que a equipe paulista perdeu para o Internacional, porém prefere manter o silêncio sobre a situação.
“Eu sou corintiano. Até hoje eu contesto a vitória do Internacional contra o Corinthians em 1976. Aquela bola que bateu na trave e bateu fora e foi dado gol. Eu contesto até hoje, só que eu fico com a contestação para mim mesmo. É assim que o Tribunal Superior Eleitoral vai tratar quem contesta as eleições”, disse o ministro.
O gol citado por Alexandre de Moraes foi marcado pelo atacante Valdomiro. A polêmica aconteceu na vitória do Inter sobre o Corinthians no Brasileirão de 1976. Na ocasião, a equipe paulista visitou a equipe gaúcha em dezembro, no Beira-Rio, em partida decisiva na competição.
Os torcedores do Alvinegro argumentam que a bola de Valdomiro não entrou. Outros apontam que houve um gol mal anulado do Corinthians, quando a partida ainda estava empatada. Contudo, de qualquer forma, o Inter conquistou o título ao bater o Corinthians por 2 a 0. 84 mil pessoas estiveram no estádio para acompanhar o duelo.
Inter dominou o futebol brasileiro em 70
O Inter não pensa duas vezes antes de considerar o título do Campeonato Brasileiro em 1976. Na época, a equipe estava dando sequência a uma geração vitoriosa que dominou o futebol brasileiro na década de 70.