Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Arbitragem vai começar a “falar” com os torcedores no Beira-Rio

A Arbitragem poderá se comunicar com os torcedores nos jogos no Beira-Rio. Segundo ex-árbitro, o VAR pode passar a ter comunicação com o público nos jogos de futebol, assim como acontece na NFL. Ao consultar o vídeo, o juiz comunicará a sua decisão para todos os presentes via alto-falante.

A revelação foi feita por Arnaldo César Coelho, através de suas redes sociais. De acordo com o ex-comentarista da Globo, a decisão a ser marcada com a ajuda do VAR (do inglês, Video Assistant Referee), será comunicada pelos microfones dos estádios.

“Vem aí uma novidade no futebol, o árbitro após consultar o VAR explica ao vivo pelo auto falante do estádio a razão da sua decisão. Depois não diga que não avisei”, escreveu Arnaldo em sua conta no Twitter.

Não demorou muito para os internautas compararem a medida ao que já ocorre nos jogos da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. Por lá, toda decisão em que é utilizado o vídeo assistente é comunicada para todo o público que está presente no estádio.

No entanto, a suposta novidade não foi confirmada por nenhuma fonte oficial. Não há nenhum pronunciamento da FIFA ou da CBF.

A arbitragem comunicar ao público resolveria os problemas?

O VAR surgiu com o intuito de corrigir as decisões erradas, ou então que não foram vistas e assinaladas dentro de campo. Entretanto, o mau uso da ferramenta não solucionou todos os problemas, e trouxe novas discussões.

Principalmente no Brasil, existem várias questões que envolvem os próprios juízes, antes mesmo do vídeo assistente. As condições de trabalho dos profissionais são constantemente levantadas, por exemplo.

Por aqui, a implementação do VAR foi imediata, às pressas, sem um treinamento adequado. Isso coloca em dúvida as orientações que são passadas aos profissionais, pois não há uma padronização nas decisões dentro de campo.

O ponto é: comunicar ao público a decisão tomada na hora mudaria em algo o que já está sendo feito?