Às vésperas de descobrir quem será um dos finalistas da Copa Libertadores, Fluminense e Inter já viveram uma decisão no torneio. Tendo ocorrido em 2012, os duelos foram disputados no Beira-Rio e no Engenhão e, para tristeza dos colorados, o Tricolor levou a melhor e acabou se classificando após empate sem gols em Porto Alegre e vitória na capital carioca. Com isso, um dos responsáveis do triunfo acabou sendo Fred, que marcou de cabeça no Rio.
Na ocasião, a diferença para o momento atual foram as colocações da equipe. Isso porque o Flu terminou em primeiro no seu grupo e o Colorado na segunda posição, quando acabou tendo a liderança despachada pelo Santos de Neymar. Assim, o Tricolor conquistou o direito de decidir a classificação no Rio de Janeiro.
Vale lembrar que o duelo marcou o início do período turbulento que Jesus Dátolo viveu no Colorado. Isso porque, na primeira partida, o argentino parou em Diego Cavalieri e desperdiçou o pênalti que daria vantagem ao time de Dorival Junior na segunda partida.
Leandro Euzébio e Fred deram a vitória para o Fluminense
No Engenhão, o Inter até sonhou com o avanço às quartas de final, já que logo no início da partida, Leandro Damião abriu o placar. Contudo, Leandro Euzébio e Fred, de maneira muito semelhante, marcaram de cabeça para virar o duelo.
Na sequência, o Flu enfrentou o Boca Juniors e acabou eliminado no mesmo palco que despachou o Inter. Naquele ano, o time de Riquelme chegou à final e acabou sendo derrotado para o Corinthians, no Pacaembu, cancha do primeiro e único título continental dos paulistas.