Nos últimos dias, o Bahia emitiu uma nota oficial para manifestar descontentamento com a mudança de data no jogo contra o Inter. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), então, se posicionou sobre o caso para discordar do Tricolor. A entidade entende que o clube nordestino defendeu a paralisação do Campeonato Brasileiro em maio, durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
No documento assinado pelo clube, a direção do Bahia afirma que compreende o desafio do calendário e reconhece os esforços realizados pela CBF para lidar com as dificuldades em torno da realocação das partidas. Vale ressaltar que em maio a entidade máxima do futebol brasileiro paralisou o Brasileirão por duas rodadas, após solicitação da maioria das equipes.
“No documento assinado pelos dirigentes dos dois clubes, o BAHIA e o VITÓRIA “compreendem os desafios do calendário e reconhecem todos os esforços empreendidos pela CBF para solucionar as dificuldades para realocação de partidas”, disse a CBF.
Bahia recebe recado sobre jogo contra o Inter
Veja a nota da CBF na íntegra:
A CBF discorda da nota oficial emitida pelo Bahia, que se diz insatisfeito com a antecipação do jogo contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 27, e o intervalo das partidas subsequentes.
Vale lembrar que o Bahia e o Vitória, seu co-irmão, enviaram, de forma conjunta, ofício à CBF no dia 14 de maio manifestando “expressamente solidariedade com cada vítima desse evento catastrófico”, bem como aderindo “à sugestão apresentada pelos clubes, já noticiada publicamente, no sentido de suspender a realização das 02 (duas) próximas rodadas do Campeonato para todas as equipes disputantes do certame, como forma de diminuir o impacto dessa tragédia para as equipes de futebol do Estado do Rio Grande do Sul”.
No documento assinado pelos dirigentes dos dois clubes, o BAHIA e o VITÓRIA “compreendem os desafios do calendário e reconhecem todos os esforços empreendidos pela CBF para solucionar as dificuldades para realocação de partidas.
Outro ponto que vale ressaltar é que o Bahia concordou inteiramente com as decisões do Conselho Técnico Extraordinário da CBF, realizado no dia 27 de maio, que conseguiu consensuar decisões que envolveram a retomada do campeonato. O Bahia foi representado por Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do clube, que teve voz ativa em todas as reuniões para a paralisação e retomada da competição.
A CBF informa também que as mudanças realizadas na tabela levam também em consideração os direitos dos detentores de transmissão da competição, o intervalo mínimo entre as partidas, além de limitações de Segurança Pública impostas para a marcação do jogo subsequente (Botafogo x Bahia, dia 30, pela Copa do Brasil) e limitações impostas pelo calendário da Conmebol.