O Internacional está adotando uma postura que vem resultando em incertezas por parte dos torcedores e da imprensa. Isso porque o clube gerido pelo presidente Alessandro Barcellos está restringindo o acesso às informações sobre a administração, especialmente sobre as questões financeiras. O tema entrou em pauta por conta de um pedido dos conselheiros.
O Portal da Transparência publicava os balancetes parciais do clube desde 2016. A apresentação dos números era postada após a divulgação do Conselho Deliberativo, que ocorre três ou quatro vezes ao ano. No entanto, a questão foi abandonada em 2024. Os números foram divulgados publicamente pela ultima vez em 2023.
A atualização também era periódica na seção “custo do futebol”. No entanto, o último dado apresentado no site é de 2023, quando o Inter gastou cerca de R$ 16,3 milhões mensais. Os valores são referentes aos salários, direitos de imagem e encargos trabalhistas e previdenciários dos atletas profissionais e integrantes da comissão técnica.
Em anos anteriores, a gestão do presidente Alessandro Barcellos estava apresentando os dados atualizados de forma periódica ao longo da temporada. Os torcedores, então, tinham liberdade para acompanhar os balancetes financeiros do Colorado.
A demora para divulgar os números resultaram em manifestação do Conselho Deliberativo, que fez uma solicitação formal à diretoria. “Pedimos que a alimentação dos dados volte a acontecer, mas ainda não tivemos resposta. Estamos aguardando”, afirmou a presidente da comissão, Débora Cravo Battesini.
Barcellos vai manter mistério no Internacional?
O presidente Alessandro Barcellos segue mantendo o mistério sobre as contas do Internacional. Caso a situação permaneça dessa forma, os torcedores e a imprensa só ficarão cientes sobre os valores na publicação do balanço financeiro ao final da temporada de 2024. Contudo, por conta do pedido formal do Conselho Deliberativo, a direção deve fornecer uma resposta.