Na noite desta quarta-feira (8), a Conmebol anunciou o estádio que irá sediar a final da Copa Libertadores de 2023. O Beira-Rio estava cotado, mas acabou perdendo a disputa para o monumento do futebol brasileiro,
A finalíssima da maior competição de clubes sul-americanos será no Maracanã. Vale ressaltar que a decisão está prevista para acontecer no dia 11 de novembro. Flamengo e Fluminense, que usam o Estádio Jornalista Mário Filho como ‘casa’ estão garantidos na Fase de Grupos da Libertadores.
Uma ironia e falta de consideração da entidade da América do Sul é que desde 2021, o Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e o José Pinheiro Borda (Beira-Rio) eram os únicos estádios brasileiros candidatos a receber a final do torneio da Conmebol.
Veja a lista enviadas em 2021
Argentina: Libertadores da América, El Cilindro (Presidente Perón), La Bombonera (Alberto J. Armando), Monumental de Núñez (Antonio Vespucio Liberti), Nuevo Gasómetro (Pedro Bidegain), Mario Kempes e Estadio Único;
Brasil: Beira-Rio (RS) e Morumbi (SP);
Colômbia: Roberto Meléndez e Atanásio Girardot;
Equador: Monumental de Guayaquil;
Peru: Monumental de Lima e Nacional do Peru;
Uruguai: Estádio Centenário.
Além de tudo isso, o Maracanã recebeu recentemente a final da Libertadores, em 2020. Naquela decisão, Palmeiras e Santos disputaram a taça. O duelo terminou em 1 a 0 para a equipe alviverde. Breno Lopes foi o autor do tento que deu o título para o Porco.
E a Sul-Americana?
A final da Copa Sul-Americana está prevista para o dia 28 de outubro. Já está confirmado que será em Montevidéu, mas o estádio ainda vai ser definido.