Os torcedores estão se perguntando sobre a possibilidade do Beira-Rio ser um dos estádios em pauta para sediar a final da Copa Libertadores da América. Uma das maiores honras no futebol Sul-Americano é conseguir vencer a competição continental e, mais do que isso, conseguir levantar o troféu atuando na sua própria casa, o que vem sendo mais difícil a cada ano.
Antigamente era comum que times conseguissem levantar o troféu mais importante da América em seus estádios, como o Internacional mesmo fez em duas ocasiões. Em 2006 e 2010, o time mandou o segundo jogo da decisão no Beira-Rio, o que possibilitou que a torcida visse de perto os ídolos do Clube do Povo fazendo história no torneio.
Agora, no entanto, a final única acaba limitando essa situação e outros fatores teriam que acontecer para um time jogar a final em casa, como a sede do grande jogo ser escolhida no estádio do time que chegou à decisão. Com grandes expectativas para fazer mais uma campanha boa na Libertadores, o Inter agora tenta trazer também a decisão para Porto Alegre.
O Beira-Rio é um dos 13 estádios que se inscreveram para receber a final da competição continental. Apesar disso, o estádio não deve receber a grande decisão da Libertadores. Isso porque a Confederação Sul-Americana de Futebol, mais conhecida por Conmebol, tem outros estádios como favoritos, como o Monumental de Núñez, do River Plate e o Morumbi, do São Paulo.
Beira-Rio pode ser sede da final da Libertadores?
Esforço não vai faltar, tendo em vista que o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman disse à Rádio Gaúcha que quer fazer o necessário para que isso aconteça. “No final de 2019, Porto Alegre apresentou a proposta para sediar uma das finais em 2023. O estádio apresentado foi o Beira-Rio. Estamos no páreo. Vamos torcer e fazer movimentos necessários para trazer uma dessas finais para o nosso Estado”, disse.