O Internacional alcançou uma marca gigantesca em sua própria história mesmo terminando a temporada de 2022 sem nenhuma taça. O Clube do Povo nunca conquistou o Campeonato Brasileiro na era de pontos corridos, no entanto, acabou fazendo a melhor campanha desde que foi instaurado o novo sistema, no começo dos anos 2000.
Ao vencer o Palmeiras no Beira-Rio, o time gaúcho bateu os 73 pontos, superando a campanha traumática do vice-campeonato de 2020, quando ficou com 70 pontos e perdeu o título por detalhes. Agora o elenco de Mano Menezes está marcado na história colorada como a marca a ser batida pelas próximas equipes que forem formadas pelo clube.
Essa é somente a segunda vez em que o Inter alcança a marca dos 70 pontos. Tirando 2022 e 2020, a melhor campanha aconteceu em 2006, aquele ano mágico para o torcedor colorado, onde o atual sistema com 20 times começou. Na ocasião, Abel Braga, técnico também de 2020, conquistou 69 pontos, além de ter sido campeão da Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes.
A campanha do Colorado de Porto Alegre também chama a atenção pelas pouquíssimas derrotas. Durante toda a participação no Campeonato Brasileiro em 2022, foram apenas cinco derrotas, com 20 vitórias e 13 empates conquistados. Também foram 58 gols feitos contra apenas 31 sofridos, resultando no segundo melhor saldo da competição, com 27.
Campanha em casa foi determinante para o Inter
Nessa temporada, que teve o término no último final de semana, o Clube do Povo se consolidou como o melhor mandante do Brasileirão, ficando na frente até mesmo do poderoso Palmeiras, que fez uma campanha gigante em toda a competição. O time paulista, inclusive, foi a última vítima deste Inter quase imbatível no Beira-Rio.