A zona de rebaixamento do Brasileirão Feminino de 2024 ficou definida com Santos, Botafogo, Kindermann e Atlético Mineiro. Vale ressaltar que ainda resta todo o mata-mata da Série A1 para que o campeão nacional seja definido. O Corinthians é pontuado como o grande favorito e o Inter corre por fora na disputa para levantar o título.
O campeonato nacional feminino conta com uma quantidade de clubes inferior em relação ao torneio masculino, com apenas 16 participantes. No entanto, o número de rebaixamentos e acessos é o mesmo entre homens e mulheres, com quatro em cada divisão. Desta forma, a disputa feminina é bastante difícil, com a queda de 1/4 dos participantes.
No próximo ano, a Série A1 terá a presença das cinco principais regiões do Brasil, sendo nove times do Sudeste, três do Sul, dois do Nordeste, um do Centro-Oeste e um do Norte. Na primeira divisão, o calendário mínimo será de 15 jogos, chegando a 21 para os dois finalistas.
Veja quais são os 16 participantes da Série A1 de 2025:
- 3B (AM),
- América (MG),
- Bahia (BA),
- Bragantino (SP),
- Corinthians (SP),
- Cruzeiro (MG),
- Ferroviária (SP),
- Flamengo (RJ),
- Fluminense (RJ),
- Grêmio (RS),
- Internacional (RS),
- Juventude (RS),
- Palmeiras (SP),
- Real Brasília (DF),
- São Paulo (SP)
- Sport (PE)
Série A! Inter mantém foco no Brasileirão 2025
O Brasileirão Feminino contou com uma pausa recente que deu tempo para as atletas descansarem. O técnico do Inter, Jorge Barcellos, comentou sobre as diferenças para o Colorado em relação ao período que antecedeu os preparativos para a temporada de 2025.
“A gente vinha numa crescente muito grande dentro da competição. Mas a parada foi importante para aprimorar um pouco mais a condição física das jogadoras que, naquela época que paramos, ainda precisavam de uma melhora em algumas coisas. Então, usamos esse tempo para poder trabalhar mais a parte tática, a parte física”, disse o treinador a GZH.