Comandado pelo técnico Alexander Medina, o Vélez Sársfield está fazendo uma péssima campanha no Campeonato Argentino. A equipe está em 26° lugar em uma competição com 28 times, com 11 pontos conquistados em 15 partidas (01 vitória, 08 empates e 06 derrotas).
Dois times serão rebaixados no final da temporada, mas a tendência é de que o Vélez não vá para a Segunda Divisão. O Campeonato Argentino usa uma média de pontos com base em campeonatos anteriores para definir quem cai.
Geralmente o Vélez Sársfield costuma fazer boas campanhas na Argentina, então a equipe não será rebaixada na atual temporada. A tabela de médias do Campeonato Argentino contempla outras quatro competições disputadas desde 2019/20.
Por enquanto, Patronato e Aldosivi estão caindo para a segunda divisão, depois vem Sarmiento, Central Córdoba, Arsenal Sarandí, Platense, Godoy Cruz e Banfield. Caso dois clubes se igualem em pontos no final da temporada, será realizada uma partida de playoff para definir o rebaixado.
Os campeonatos que fazem parte da média da tabela na Argentina:
Campeonato da Primeira Divisão – Superliga 2019/2020 (torneio que o Boca Jrs ganhou);
Super League Cup 2020 (computados jogos antes da pandemia);
Pontos obtidos na Tabela Geral de Posições 2021;
Pontos obtidos na Tabela Geral de Posição 2022 (a atual);
Cacique Medina briga pela Libertadores
Apesar de fazer uma campanha abaixo do esperado no Campeonato Argentino, Medina está indo bem na Copa Libertadores. A equipe eliminou o Talleres nas quartas de final, por 4 a 2 no agregado e vai enfrentar o Flamengo para definir o finalista.
A primeira partida entre as equipes ocorre na Argentina, no dia 31 de agosto (quarta-feira), às 21h30, no estádio José Amalfitani. A volta acontece no dia 7 de setembro, às 21h30, no estádio Maracanã.