A CBF acabou batendo o martelo e indicou uma situação importante que vai acabar sendo alterada no futebol brasileiro para a próxima temporada. Um fator que surgiu recentemente dentro do cenário nacional agora está sofrendo com mudanças bastante relevantes, deixando esse quesito mais parecido com aquilo que é apresentado também no futebol europeu.
Há algum tempo começou a ser idealizado o período de janela de transferências brasileiro, onde os times podem contratar atletas de outras equipes durante um tempo específico de todo ano. Normalmente essa janela se abre em duas oportunidades, no começo do ano e da temporada, quando as equipes formam elencos, e na metade do ano, para reforçar o plantel.
Depois de pouco tempo com essa nova “ferramenta”, porém, uma mudança agora está sendo estipulada. De acordo com informações da Rádio Itatiaia, que foram divulgadas recentemente, a CBF está procurando tornar os dois períodos de contratações mais parecidos com os da Europa, fazendo até mesmo com que as possíveis datas apareçam.
O veículo apontou que a primeira janela será aberta no dia 11 de janeiro e se encerrará em 07 de março, o que significa elencos praticamente fechados antes do término dos estaduais. Já o segundo período de contratações ficará aberto de 10 de julho até 2 de setembro. Fora dessas datas, podem ser contratados somente agentes livres no mercado.
CBF toma decisão e Inter já sabe quando contratar
Agora o Inter e os demais times brasileiros já sabem exatamente quanto tempo terão para se movimentar em busca de novos reforços pensando na temporada 2024. A CBF, inclusive, libera a inscrição de atletas fora das datas estabelecidas, mas o negócio tem que envolver um jogador sem contrato vigente com nenhuma outra equipe.