Na última sexta-feira (26), a CBF renovou o contrato com a Globo pelos direitos televisivos da Copa do Brasil. A quantia teve um aumento de 50% em relação ao acordo atual, ultrapassando R$ 600 milhões por ano caso sejam atingidas determinadas metas.
O contrato antigo tinha duração até 2022 e o novo acordo terá validade entre 2023 e 2026. A CBF vai repassar os valores do aumento do contrato para os clubes participantes da competição, mas a quantia não foi divulgada.
No último contrato, foi destinado cerca de 80% do valor total do acordo para a premiação dos clubes. Um quinto fica com a CBF, que aplicava uma parcela nos custos da competição. Caso o novo acordo siga os moldes antigos, serão destinados cerca de R$ 500 milhões de premiação.
Além dos valores apresentados, a CBF também faz concorrência para ganhar dinheiro com as placas de divulgação da competição. O atual gestor da propriedade é a Klefer e algumas empresas estão disputando esses direitos a partir de 2023.
Inter será beneficiado pela CBF
Com as alterações, o Internacional será beneficiado pela CBF e terá uma quantia em caixa maior na competição. O Colorado está confirmado na Copa do Brasil de 2023 e o torneio é tratado como uma das maiores prioridades do clube nos bastidores.
Na última edição, o Inter passou por um vexame histórico ao ser eliminado para o Globo-RN na primeira fase da competição. O clube era comandado por Alexander Medina na época e a derrota foi um dos motivos para a demissão.
No ano que vem, o Colorado quer apresentar um rendimento melhor na Copa do Brasil e aposta em Mano Menezes. O treinador agradou a direção e terá o contrato renovado para a próxima temporada.