Na última sexta-feira (10), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol concluiu duas turmas do FIFA-RAP para jovens talentos. 35 dos 70 árbitros escolhidos pela CBF, tiveram aulas teóricas e exercícios práticos em campo no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ).
A ideia do evento é promover a qualificação de jovens juízes de futebol visando uma melhoria no futuro. Vale lembrar que a arbitragem brasileira vem recebendo inúmeras críticas por parte dos torcedores e integrantes da imprensa.
“É muito importante, dentro do programa de capacitação, contarmos com o apoio da FIFA em um evento. Tivemos as presenças de dois ex-árbitros e instrutores da FIFA: o uruguaio Darío Ubríaco e o argentino Hernan Maidana. Nos possibilita ter uma visão internacional e clara das regras do jogo para podermos evoluir. É um grupo de jovens talentos”, afirmou Wilson Saneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF.
“Gostaria de agradecer pelo convite da CBF. É muito importante ter esse olhar de fazer cursos para a evolução da arbitragem. Tendo melhores árbitros, teremos um melhor futebol. São jovens com muito potencial, que vão trabalhar dia a dia, para aprimorar o nosso esporte”, avaliou Darío Ubríaco.
Algum aluno falou sobre o curso?
Além dos convidados, os alunos saíram bastante contentes com a finalização do curso. “É uma satisfação participar deste curso. É de qualificação internacional, com instrutores altamente capacitados, com o suporte da CBF… nós pudemos aprimorar nossos conhecimentos, trabalhar as partes físicas e técnicas, ouvir sobre as questões de ética e moral da arbitragem brasileira… é um procedimento que engrandece, mas, acima de tudo, nos prepara para fazer um futebol melhor, vistoso e qualificado”, revelou o jovem árbitro baiano Bruno Vasconcelos.