CBF está prestes a “anular” o rebaixamento do Internacional
O Internacional foi rebaixado no Brasileirão 2016, depois de começar liderando a competição nas primeiras rodadas, o desempenho caiu e o time acabou na 17ª posição. Este lugar é o primeiro dos quatro que caem, conforme prevê o regulamento que é usado desde 2006 na Primeira Divisão, mas isso pode mudar em breve.
O Campeonato Brasileiro pode ter uma grande novidade já a partir de 2023. Clubes das duas primeiras divisões estão conversando sobre a possibilidade de reduzirem o número de rebaixados, de quatro para três equipes. A ideia pode ser votada já nesta terça-feira (14).
Nas principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, três times são rebaixados, enquanto no Brasileirão são rebaixados quatro times, o que representa 20% dos participantes. Segundo apuração do UOL Esporte, isso atrapalha a vida financeira das equipes e o planejamento.
Se a ideia for aprovada, o regulamento do Campeonato Brasileiro terá que ser alterado às pressas. Essa ideia não é nova e ganhou força com a criação dos grupos Forte Futebol, no qual o Colorado é membro e da Libra. Em 2023, os principais times do país vão jogar a Série A, o que tem sido difícil nos últimos anos, já que pelo menos um dos considerados gigantes estava na segundona.
Internacional com rebaixamento anulado?
O Inter caiu para a Série B em 2016 e isso não pode ser anulado. Porém, se a regra de três rebaixados por ano já estivesse em vigor naquela temporada, o Clube do Povo jamais teria jogado a Série B. Ao contrário do Grêmio, que em 2004 passou vergonha e acabou como lanterna da Primeira Divisão.