Por que o Internacional é conhecido por Clube do Povo?

O Internacional é chamado de “Clube do Povo”, alcunha que remonta às suas origens. A essência humilde do Colorado em sua fundação continuou presente nas decisões futuras ao longo da história da instituição. História essa que começou no bairro da Ilhota, mais precisamente no campo da Rua Arlindo, em Porto Alegre.

No dia 4 de abril de 1909, Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe resolveram fundar o Inter. A decisão veio depois de procurarem clubes para praticar esportes e serem rejeitados pelo fato de pertencerem à comunidade italiana. Um dos times em que foram rejeitados, inclusive, era o Grêmio.

O Internacional é conhecido por Clube do Povo por conta das suas origens.
O Inter é o Clube do Povo no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação.

O Clube do Povo aberto à todos

Dessa forma, diferentemente das outras agremiações gaúchas, que eram restritas a descendentes de alemães, o Colorado nasceu aberto a todas as etnias. O pensamento progressista e acolhedor permaneceu na essência do time. Em 1925, quando ter jogadores negros era um tabu, Dirceu Alves foi o primeiro a vestir a camisa vermelha.

Foi da figura do jogador negro, aliás, que o Saci-Pererê foi adotado como mascote. O personagem travesso e malandro de Monteiro Lobato foi associado ao time vencedor da década de 40, conhecido como “Rolo Compressor”. O desenho da figura folclórica passou a estar em cartuns, flâmulas e até em pequenas estatuetas que o clube entregava aos atletas de destaque.

Foto: divulgação / Internacional

Internacional: do começo difícil ao “Celeiro de Ases”

Nos anos 20, após um início bom, a agremiação passou por dificuldades e esteve perto de fechar as portas. Em 1927 veio o primeiro títulos do Campeonato Gaúcho, a salvação e a popularidade do Colorado. Foi nessa época que foi encaminhada a construção do Estádio dos Eucaliptos, a primeira casa própria.

Daí em diante o Inter só cresceria. Porém, faltava uma música para celebrar tanta paixão e tantas vitórias do Clube do Povo.

Curiosamente, foi após uma derrota por 3 a 0, em 1957, que Nelson Silva compôs “Celeiro de Ases”, adotado como hino oficial posteriormente. Presente em um dos versos da canção, a alcunha “Clube do Povo” passou a denominar o Colorado das glórias e orgulho do Brasil.

Comentários do Facebook

- Publicidade -