O Comitê de Disciplina da Fifa deu início à uma investigação sobre os eventos ocorridos durante a partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. No pior dos cenários, a Seleção Brasileira perderá pontos na classificação. A situação pode acarretar com a “exclusão” do país na próxima edição do mundial.
A partida diante da Argentina teve atraso de 30 minutos em razão de conflito envolvendo policiais militares e torcedores argentinos no Setor Sul do Maracanã. Conforme o artigo 17 do Código Disciplinar da Fifa de 2023, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é apontada como a única responsável pela segurança do jogo, sendo a única sujeita a punições.
O Código Disciplinar da Fifa não estipula punições específicas para cada infração, porém enumera diversas penas possíveis de aplicação. Entre elas, a CBF pode receber multas, disputa de partidas sem público, proibição de realizar jogos em determinado estádio, obrigação de atuar em campo neutro, dedução de pontos e expulsão da competição.
Ainda não existe um prazo definido para o anúncio da decisão referente ao jogo. O retorno do Brasil às Eliminatórias está previsto somente para o segundo semestre de 2024, já que as próximas datas Fifa serão destinadas a amistosos. Também haverá a Copa América no meio do ano. Desta forma, a entidade máxima do futebol terá tempo para estipular uma punição.
Brasil luta por vaga na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira aparece em situação complicada na disputa das Eliminatórias Sul-Americanas. Depois de perder para a Argentina, o time comandado pelo técnico Fernando Diniz caiu para a sexta posição, com apenas sete pontos conquistados em seis jogos. Caso a má fase continue, o Brasil pode ficar próximo de não garantir uma vaga na Copa do Mundo.