Na tarde desse domingo (12), o Grêmio recebeu o Avenida dentro de sua Arena e venceu por 2 a 0, em partida válida pela sétima rodada do Campo Gaúcho de 2023. Com a vitória, o Tricolor chegou aos 21 pontos e está disparado na liderança com oito de diferença para o Internacional, segundo colocado.
Apesar do triunfo, algumas decisões da arbitragem geraram debates após o apito final. Isso porque aos 10 minutos do segundo tempo, Pepê sofreu falta junto à bandeira de escanteio, cobrou rapidamente e pegou a defesa do Avenida desprevenida. Suárez recebeu, esperou a saída do goleiro e ajeitou no meio para Cristaldo, que só teve o trabalho de deslocar o zagueiro Micael, que estava sobre a linha, para abrir o placar.
Durante toda essa ação ofensiva gremista, a defesa do Avenida estava arrumando a barreira. Por conta da inexistência do VAR, alguns jogadores do Alviverde perderam a cabeça e foram cobrar a decisão do árbitro Francisco Soares Dias. Sem hesitar muito, o juiz expulsou os dois zagueiros (Micael e Marcão) da partida. Sem ter muito o que fazer, o treinador Márcio Nunes fez três alterações de uma vez e retrancou a equipe para evitar uma goleada.
Vale ressaltar que o Avenida estava jogando melhor que o Grêmio na primeira etapa, mas após a expulsão as coisas mudaram. Nos acréscimos da etapa final, o atacante Everton Galdino fez o segundo e matou o jogo.
Depois do apito final, o atacante Grafite conversou com a imprensa e mostrou seu descontentamento com a atuação da arbitragem. “Enaltecer a partida que fizemos na Arena. A gente provou que podemos mais no campeonato. Eu fui reclamar com ele. O árbitro não usou o mesmo critério. O goleiro foi fazer a barreira e eles cobraram rápido”, afirmou o jogador do Periquito.
Apesar da reclamação, o comentarista do grupo Globo, Sandro Meira Ricci disse na Central do Apito que o gol do arquirrival do Inter foi legal e que não era necessário esperar a barreira ser montada.
Próximo jogo do rival
O Grêmio volta a campo no próximo sábado (18), às 16h30, diante do São Luiz, no Estádio 19 de Outubro.