O Internacional superou o Bolívar nos dois jogos das quartas de final da Copa Libertadores e garantiu uma das quatro vagas na semifinal da competição sul-americana. É a sétima vez que o Clube do Povo chega nesta fase do torneio. Nas outras seis vezes em que avançou, o Colorado somou um aproveitamento de 50% – avançou à final em três e foi eliminado no resto.
Nas duas primeiras semifinais disputadas, o Inter lidou com um formato diferente em relação ao atual. Para se classificar, era preciso ficar na primeira posição em um grupo de três equipes. Em 1977, o chaveamento colorado tinha Cruzeiro e Portuguesa-VEN. O Colorado ficou em segundo na competição, então não avançou para disputar a decisão.
Três anos depois, o Colorado conquistou a classificação inédita para a decisão da Libertadores. A equipe se classificou em uma chave com Vélez Sarsfield e América de Cali. Enfrentou o Nacional de Montevidéu na final, porém acabou terminando com o vice.
O Internacional voltou para a semifinal em 1989, já com o formato ajustado, e encarou o Olimpia. Depois de o Colorado vencer por 1 a 0 na ida, os paraguaios buscaram o 3 a 2 no Beira-Rio e levaram o confronto para os pênaltis. O Clube do Povo perdeu na disputa decisiva e terminou com uma eliminação inesperada.
Inter conquistou a América depois dos fracassos
O Inter só foi voltar para a semifinal da Libertadores no ano em que conquistou a América pela primeira vez. Em 2006, a equipe comandada por Abel Braga se classificou diante do Libertad. Após o empate sem gols no Paraguai, o Colorado garantiu a vaga na decisão com gols de Alex e Fernandão.
Em 2010, o Clube do Povo novamente ficou entre os quatro melhores clubes da competição. Desta vez, eliminou o São Paulo nas semifinais. Giuliano deu a vantagem no Beira-Rio, enquanto o jogo em São Paulo terminou com vitória por 2 a 1 para o Tricolor Paulista. Desta forma, o Inter de Celso Roth avançou pelo gol fora de casa.
A última semifinal do Colorado foi em 2015, sob o comando de Diego Aguirre, quando foi eliminado para o Tigres. O Internacional venceu na ida por 2 a 1, com gols de D’Alessandro e Valdívia, porém perdeu por 3 a 1 no México.
As semifinais de Libertadores do Internacional:
- 1977 – Cruzeiro e Portuguesa-VEN – eliminado
- 1980 – Vélez e América de Cali – classificado
- 1989 – Olimpia – eliminado
- 2006 – Libertad – classificado
- 2010 – São Paulo – classificado
- 2015 – Tigres-MEX – eliminado
- 2023 – Fluminense ou Olimpia