Confira como está o retrospecto do Sport Club Internacional na disputa das semifinais da Copa Libertadores da América, que se aproximam mais uma vez. A semana foi de festa no lado vermelho do Rio Grande do Sul, com os colorados comemorando a esperada classificação para jogar mais uma fase do torneio continental e permanecer na busca pela Glória Eterna.
Apesar da grande felicidade em conseguir vencer e avançar na competição, ainda há muito pela frente, como o próprio Clube do Povo já sabe, tendo em vista que já esteve na situação atual em outros momentos, mas nem todos eles significaram uma chegada na final. Ao todo já foram seis semifinais da Libertadores disputadas pelo Colorado, com três classificações e três eliminações.
Inter tem retrospecto “neutro” nas semifinais da Libertadores
Confira o levantamento feito por Thiago Stormovski, do Revista Colorada, sobre o retrospecto do Inter nas semifinais da Libertadores: A primeira vez que o Clube do Povo chegou na fase em questão foi em 1977, quando a semifinal era disputada por 3 times que se enfrentavam entre si. Na época, o Cruzeiro acabou despachando a equipe gaúcha e também a Portuguesa para ir até na final.
Em 1980 houve a primeira final do Colorado. No mesmo formato, o time eliminou América de Cáli e Velez Sarsfield, indo até a final. O primeiro título continental não veio na edição em questão porque o Nacional, do Uruguai, acabou ficando com a taça.
Em 1989, mais uma eliminação traumática. Naquele ano, sendo comandado por Abel Braga, o Inter caiu para o Olimpia, após eliminar Peñarol e Bahia. O time gaúcho entrou em campo precisando do empate, depois de vencer a ida por 1 a 0, mas acabou perdendo por 3 a 2 em casa e foi eliminado nos pênaltis.
Já em 2006, o roteiro que todo torcedor conhece. O time passou pelo Libertad nas semifinais e, na final, derrubou o São Paulo. O Tricolor, inclusive, voltou a cruzar o caminho colorado em 2010, nas semifinais, com a equipe vermelha levando a melhor novamente. a última aparição do colorado na fase citada foi em 2015, com uma eliminação para o Tigres.