Entenda como o Catar conseguiu vaga na Copa do Mundo 2022

País sede da Copa do Mundo 2022, o Catar automaticamente garantiu uma vaga na maior competição de futebol do planeta. Essa é uma regra conhecida há muito, de que a nação que recebe o torneio tem um lugar garantido, sem precisar disputar eliminatórias. Apesar disso, os catarianos jogaram a eliminatórias asiáticas.

Conforme decisão da Confederação Asiática, a seleção, mesmo classificada por ser o país anfitrião, precisou jogar as eliminatórias. Isso porque a competição foi usada também como qualificatória para a Copa da Ásia, que será jogada na China. 

Dessa forma, a seleção Catari jogou apenas uma fase. No Grupo E, o time sobrou com mais de 90% de aproveitamento. Dos oito jogos que fez, ganhou sete e empatou apenas um. Além disso, fez 18 gols e sofreu somente um, terminando com um saldo de 17. Com isso, a seleção garantiu a participação na próxima Copa da Ásia.

Catar não fará jogo de abertura da Copa

Não bastasse a mudança da Copa passando a ser disputada em dezembro e a seleção anfitriã disputando eliminatórias, o Mundial de 2022 terá mais uma “estranheza”: o país sede não abrirá o torneio.

Como é tradição da Copa, o país que sedia a competição faz o jogo de abertura, que neste caso seria contra o Equador. Porém, a partida que dará o pontapé inicial do torneio será Holanda x Senegal, às 7h no horário de Brasília. 

Isso por conta de uma adequação da Fifa, visando melhor adaptar os horários dos jogos aos horários locais de cada seleção. Assim sendo, Catar x Equador acontecerá às 13h no horário de Brasília.

 A última vez que o país anfitrião não abriu o torneio foi em 1958, na Suécia.

Comentários do Facebook

- Publicidade -