Como vai ficar o calendário europeu com a Copa do Mundo fim do ano?

A Copa do Mundo no Catar seguirá um padrão diferente em relação aos anos anteriores e mudará o calendário do futebol europeu. A competição, que antes era disputada nos meses de junho e julho, vai ocorrer entre novembro e dezembro.

Os meses de junho e julho são marcados pelo período de férias no futebol europeu, por esse motivo não prejudicam o calendário no velho continente. Dessa vez, o mundial será disputado durante o período em que costuma ocorrer as ligas nacionais e internacionais.

Para lidar com isso, as ligas da Europa terão que prolongar o calendário na temporada 2022/23. A Ligue 1 francesa, por exemplo, havia encerrado as atividades em 21 de maio neste ano, e agora vai encerrar a próxima somente em 4 de junho.

Além disso, serão reservadas mais datas de meio de semana para a realização de jogos. As partidas no futebol europeu costumam ocorrer nos finais de semana, mas a alteração do período da Copa do Mundo vai fazer as partidas acontecerem com mais frequência.

A Champions também precisou passar por alterações. A fase de grupos da competição costuma ocorrer em três meses inteiros, mas dessa vez vai acontecer em menos de dois meses, entre 6 de setembro e 2 de novembro.

Por que a Copa do Mundo será disputada no fim do ano?

A mudança na data da Copa do Mundo ocorreu devido às altas temperaturas que o Oriente Médio enfrenta durante o verão. A média passa de 41ºC e isso seria um fator prejudicial para a vida dos atletas envolvidos no torneio.

A entidade chegou a garantir estádios climatizados para a disputa da competição, porém as grandes médias ainda podem ser prejudiciais para os torcedores e atletas fora dos palcos dos jogos. Dessa forma, foi decidido que a Copa no Catar será disputada entre novembro e dezembro.

Comentários do Facebook

- Publicidade -