Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Como vai funcionar o sistema do VAR na Copa do Mundo do Qatar?

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima de acontecer, falta menos de um mês para a bola rolar. Com isso, novamente, o polêmico VAR estará presente na competição mais esperada do ano. No entanto, com algumas modificações.

Nesta edição, o VAR terá o auxílio de Inteligência Artificial para acelerar as decisões sobre impedimento feitas pelo árbitro de vídeo. Em suma, a nova tecnologia promete deixar para trás os tempos de rever o replay do lance por vários ângulos. Trata-se de um sistema semi-automatizado, com um sensor na bola que emite sua localização no campo 500 vezes por segundo.

Além do mais, 12 câmeras montadas sob o telhado dos estádios usarão aprendizado automático (o chamado “machine learning”) para também rastrear 29 pontos dos corpos dos jogadores. Essa informação será emitida 50 vezes por segundo.

De acordo com Pierluigi Collina chefe do comitê de arbitragem da FIFA: “Essa tecnologia é mais rápida e mais precisa, além de oferecer uma comunicação melhor aos torcedores”. Sendo assim, além de decisões mais assertivas, as mudanças também buscam acelerar a decisão final do árbitro.

Seleção Brasileira favorita no Catar?

Diferente do que aconteceu em 2018, nenhuma seleção europeia vem tendo grande destaque nas eliminatórias e Nations League. Enquanto isso, o Brasil vem crescendo muito de rendimento, além de se classificar com facilidade para a Copa do Mundo, a equipe mostrou entrosamento e está pronta para brigar pelo título.