A troca no comando técnico dos clubes brasileiros é conhecida por formar uma frequente dança das cadeiras na Série A. No desespero para conquistar resultados, parte dos clubes costumam ter vários treinadores em apenas uma temporada e cada derrota pode resultar em demissão.
A equipe que mais representa isso no futebol brasileiro é o Vasco da Gama. Desde 2020, o Cruzmaltino teve 10 trocas no comando técnico. O principal motivo das mudanças foi a tentativa de retornar à elite do futebol brasileiro a qualquer custo.
O Internacional, por sua vez, teve cinco trocas no comando técnico desde 2020. É a mesma quantidade de trocas que Atlético Mineiro, Coritiba e Grêmio. Outros nove clubes que disputam a primeira divisão tiveram mais trocas que o Colorado, enquanto sete ficaram com menos.
O clube que fez menos trocas foi o Palmeiras, que conta com os serviços de Abel Ferreira desde outubro de 2020. O comandante fez sucesso no Alviverde e conquistou diversos títulos, como: Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e Recopa Sul-Americana.
Os clubes da Série A que mais trocaram de treinador desde 2020:
- Vasco (10 trocas)
- Cruzeiro (8)
- Athletico, Bahia, Botafogo, Goiás e Santos (7)
- Cuiabá e Flamengo (6)
- Atlético-MG, Coritiba, Grêmio e Internacional (5)
- América-MG, Corinthians e Fluminense (4)
- Fortaleza (3)
- Red Bull Bragantino e São Paulo (2)
- Palmeiras (1)
Mano Menezes continua no Internacional
O Internacional continua com os trabalhos de Mano Menezes desde o primeiro semestre do ano passado. O comandante conseguiu resolver os problemas do clube após a saída do técnico Cacique Medina e fez boa campanha durante a disputa do Campeonato Brasileiro.
O Colorado aumentou a régua após o término da temporada passada e vai em busca de títulos em 2023. O principal foco do clube será a disputa da Copa Libertadores.