O goleiro Sergio Rochet surgiu como o herói do Internacional na classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América. Depois de uma grande atuação no jogo de ida no Monumental de Núñez, o arqueiro cobrou o pênalti que garantiu a vaga do Colorado na próxima fase. Tudo isso aconteceu com apenas um mês no elenco alvirrubro.
O Internacional comprou Rochet junto ao Nacional de Montevidéu por um valor na casa dos R$ 7 milhões. O clube uruguaio aceitou a quantia pois o vínculo estava quase terminando e o arqueiro não tinha o interesse de permanecer. O salário no Beira-Rio foi estipulado na casa dos R$ 500 mil – longe do teto salarial da gestão de Alessandro Barcellos.
O entendimento do departamento de futebol é de que o goleiro veio como uma ótima oportunidade de mercado ao Colorado. O uruguaio, inclusive, estava sendo especulado como um possível reforço do Grêmio. Contudo, apesar do interesse nos serviços de Rochet, a direção do Tricolor Gaúcho acabou não entrando em disputa com o Inter.
Segundo informação do jornalista Eduardo Gabardo, o contato do Grêmio com Rochet ocorreu no final de 2022, quando alguns goleiros estavam sendo avaliados. Naquele momento, o arqueiro esclareceu que não poderia abrir negociação com nenhum clube, já que estava focado na disputa da Copa do Mundo do Catar. Desta forma, não houve proposta oficial.
O Grêmio continuou as movimentações no mercado e investiu em nomes como Luis Suárez, Carballo e Cristaldo. Desta forma, a aquisição de um goleiro deixou de ser prioridade nos bastidores. O clube ainda tentou contratar outros arqueiros na janela de transferências, porém focou em gastar o dinheiro disponível nas outras posições. Por isso, apesar da avaliação positiva, o Tricolor não buscou Rochet.
Rochet optou pelo Internacional
Apelidado de Chino, Sergio Rochet desembarcou em Porto Alegre e assumiu a titularidade absoluta no time de Eduardo Coudet. Ele desbancou o goleiro John, que era titular absoluto no Colorado. Em pouco tempo de Beira-Rio, o arqueiro virou destaque e ganhou o respeito da torcida do Internacional.