O Internacional encara o Nacional, do Uruguai, na quarta-feira (3), às 19h, no Estádio Beira-Rio, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Um fator em torno da partida pode colocar a segurança dos torcedores em risco.
Isso porque as torcidas de Nacional e Grêmio são amigas e estarão juntas em Porto Alegre. As duas principais torcidas desses clubes (Geral e La Banda del Parque) carregam a amizade há anos e, inclusive, muitos destacam que torcem para os vizinhos por conta disso.
O fator de amizade entre as torcidas pode colocar a segurança do entorno do Estádio Beira-Rio em risco. Existe a possibilidade de que colorados entrem em confronto com os gremistas e uruguaios, então todo cuidado é necessário para aqueles que forem acompanhar a partida no estádio.
Por conta disso, a segurança será reforçada no entorno do Beira-Rio e na cidade de Porto Alegre em geral. O entendimento é de que gremistas estarão entre os torcedores do Nacional e, até mesmo, poderão se fazer presentes no estádio.
Inter e Nacional travaram duelos históricos
O Internacional e o Nacional já tiveram muitos confrontos ao longo da história. O duelo começou em 1980, quando os uruguaios derrotaram o Colorado na final da Libertadores. O resultado decepcionou os colorados, já que a equipe vinha de uma sequência de títulos em solo nacional.
O confronto só começou a acontecer com maior frequência no século XXI. O primeiro duelo foi em 2006, quando se encararam na fase de grupos e, depois, nas oitavas de final. Na ocasião, o Inter venceu por 2 a 1 no Uruguai e segurou o empate no Beira-Rio.
No ano seguinte, as equipes voltaram a se enfrentar na fase de grupos. O Internacional acabou caindo na primeira fase da Libertadores, inclusive sendo goleado pelo Nacional no Uruguai.
Os dois times voltaram a duelar em 2019, quando o Colorado mostrou superioridade em relação aos uruguaios. O Clube do Povo venceu as duas partidas e conquistou a classificação para as quartas de final da Libertadores.