Após eliminar o River Plate nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Inter já sabe quem será seu adversário na próxima fase. Trata-se do Bolívar, da Bolívia, que eliminou o Athletico Paranaense em plena Arena da Baixada e faz uma campanha histórica na competição continental. O Colorado precisa passar pela equipe boliviana para seguir com o sonho do tri da América.
Adversário do Inter, o Bolívar tem uma parceria com o Grupo City, que também tem direitos sobre clubes como Manchester City, Bahia, Girona e New York. No entanto, a equipe tem uma relação um pouco diferente, já que segue sendo propriedade do empresário Marcelo Claure – executivo bilionário e dono da loja online de roupas Shein.
O Bolívar tem o suporte do Grupo City para investir pesado na formação de atletas que atuem dentro da ideia de jogo da empresa. Desta forma, a equipe boliviana tem o objetivo de deixar de ser um time que apenas conta com a vantagem de jogar na altitude de La Paz. Eles também querem promover um estilo de jogo inovador e que lembre o Manchester City de Guardiola, por exemplo.
Pensando nisso, o clube investiu em um centro de treinamentos para formar jogadores. O local escolhido foi Santa Cruz de La Sierra, que fica a apenas 400 metros acima do nível do mar (bem diferente dos 3,6 mil metros de La Paz).
Como foi o desempenho recente do Bolívar?
Apesar de contar com o apoio direto do Grupo City, a parceria não envolve um forte investimento do conglomerado. Apesar de ser um dos maiores times de seu país, o Bolívar ainda tem uma equipe modesta – em comparação com as outras equipes que estão no mata-mata da Copa Conmebol Libertadores – porém que vem dando resultados na atual edição.
Atual campeão nacional, o Bolívar tem 30 títulos do campeonato de seu país e é o maior vencedor (com o dobro em relação ao The Strongest). A equipe surpreende na campanha da Libertadores e dividiu grupo com Palmeiras, Cerro Porteño e Barcelona-EQU. Além disso, eliminou o Athletico Paranaense de forma surpreendente nas oitavas de final.