Conmebol atualiza status da participação do Inter no Mundial de Clubes
O Inter ficou ciente sobre uma atualização da Conmebol sobre a participação no Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol sul-americano decidiu trazer novidades, já que o torneio sofreu alterações e será disputado por 32 equipes em 2025. A competição acontecerá nos Estados Unidos, no meio do ano, com a participação de pelo menos três times brasileiros.
Diante deste fato, a Conmebol decidiu criar um novo ranking continental. Ao invés de utilizar somente uma lista, levando em conta o histórico das equipes no torneio, uma segunda foi montada para contabilizar apenas o retrospecto dos clubes nos últimos quatro anos.
Desta forma, os dois melhores colocados, além dos quatro campeões da Libertadores, se classificam para o Mundial de Clubes. O único limite imposto é de duas equipes por país. Desta forma, como três brasileiros conquistaram o título sul-americano no prazo (Flamengo, Palmeiras e Fluminense), nenhum outro time do país pode ir em virtude do ranking.
No novo ranking da Conmebol, o Inter terminou na 11ª posição, com 52 pontos conquistados entre 2021 e 2024. A partir de 2025, visando o Mundial de 2029, o levantamento será reiniciado, com todas as equipes tendo os pontos zerados.
A outra classificação criada pela Conmebol serve para definir os cabeças de chave das competições continentais, levando em conta o histórico na competição desde o início. Neste segundo método, o Colorado também ocupa a 11ª colocação. Ao final do ano, haverá uma nova atualização.
Inter de olho em vaga no Mundial de Clubes
Na atual temporada, o Inter está em busca de uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. No momento, o time comandado pelo técnico Roger Machado ocupa a sétima colocação, com 45 pontos. O Flamengo, último time dentro do G-4, tem 48 pontos. Caso o clube tenha sua participação confirmada na competição, poderá somar pontos para o Mundial.