Conmebol não quer saber e toma decisão que favorece o Inter

Atualmente o Brasil vem tendo uma larga dominância no cenário continental. Com cinco representantes nas quartas de final da Copa Libertadores da América, e quatro na mesma fase da Copa Sul-Americana, surgem questionamentos sobre a troca dos métodos de classificação de times do país, pensando em um “nivelamento” das competições da Conmebol.

Atualmente o Brasil recebe 5 vagas diretas para a Libertadores, 4 no Campeonato Brasileiro e uma na Copa do Brasil. Além disso, dois times também vão para a fase classificatória. Com os recentes títulos da Libertadores e Sul-Americana por times do país, esse número de vagas acaba crescendo, levantando dúvidas sobre a queda de algumas delas.

Com um corte no número de lugares para brasileiros, isso também afetaria o Internacional, que precisaria ir muito mais longe nos campeonatos para conseguir se garantir nas competições continentais da Conmebol.

Conmebol não deve tirar vaga de brasileiros

No entanto, de acordo com informações do jornalista Martin Fernandez, em sua coluna no jornal O Globo, o Brasil não perderá vagas na Libertadores. “Não há o que a Conmebol possa fazer a respeito. Reduzir o número de vagas do Brasil nos torneios seria um tiro no pé do ponto de vista comercial, algo que nem os demais países permitiriam”, disse o jornalista, que explica a questão comercial:

“No mais, a entidade já distribui recursos sem levar em conta a origem dos times. Obviamente os resultados esportivos são respeitados: quem vai mais longe nos torneios ganha prêmios maiores. Mas um clube boliviano ganha o mesmo que um brasileiro na fase de grupos, por exemplo, ainda que as TVs do Brasil paguem muito mais para transmitir a Libertadores. E o mercado interno brasileiro cresce numa velocidade impossível de ser acompanhada pelos demais países“.

Com a manutenção das vagas das competições continentais para brasileiros, o Internacional acaba sendo beneficiado, tendo mais chances de participar dos campeonatos. Com isso, o time também aparece com chances de títulos e premiações.

- Publicidade -