Após reclamação de alguns clubes, a Conmebol anunciou uma novidade para a disputa da Copa Libertadores da América de 2023. Ao contrário das outras edições, a competição terá o uso do árbitro de vídeo desde as fases iniciais.
Até 2022, a Conmebol utilizava o recurso do VAR apenas a partir das oitavas de final. A mudança foi anunciada para 2023 com o intuito de trazer mais justiça aos clubes. No ano passado, América-MG e Atlético-MG enviaram ofícios pedindo a novidade para a entidade.
O Internacional está garantido na fase de grupos da Libertadores e enxerga o artifício do árbitro de vídeo como algo positivo. O clube foi prejudicado pela ausência do instrumento nos últimos anos e, inclusive, deixou de ganhar títulos por conta disso.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores está agendado para 22 de março e o início previsto para 4 de abril. Por enquanto, parte dos clubes ainda estão participando dos playoffs que definirão os últimos membros dos potes.
Inter quer lucro na Libertadores
O Internacional poderá lucrar uma grande quantia durante a disputa da Libertadores. Com nova determinação da Conmebol, serão pagos mais de 300 mil dólares (R$ 1,5 milhão) para cada vitória conquistada na fase de grupos.
A quantia é suficiente para que os ganhos da Libertadores sejam aumentados em até 50% em relação ao ano passado. O campeão, caso junte todas as premiações recebidas, terá o maior lucro da história da competição: 28 milhões de dólares (cerca de R$ 147 milhões).
O Colorado está em preparação no Gauchão e tratará a Libertadores como a principal prioridade para 2023. O clube tem o objetivo de conquistar títulos e entende que pode atingir o feito na competição internacional.